ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES
DE FERROLIGAS E DE SILÍCIO METÁLICO
SOBRE A ABRAFE


Criada em 1971, a ABRAFE congrega os principais grupos industriais brasileiros produtores de ferroligas e de silício metálico, que há mais de 100 anos contribuem para o desenvolvimento sustentável do Brasil. As empresas associadas da ABRAFE são a base de uma cadeia produtiva de alto valor agregado, produzindo insumos estratégicos para os setores de metalurgia, siderurgia, mecânica, elétrica, química, eletrônica e outras. 

O setor de ferroligas e de silício metálico tem uma inserção maciça e positiva no cotidiano dos cidadãos. Impacta significativamente a geração de emprego e renda para milhões de brasileiros e contribui para o crescimento da economia e da competividade brasileira.

Nesse contexto, a ABRAFE tem como principal objetivo:

Promover de forma contínua o desenvolvimento sustentável e o aumento da competitividade das indústrias de ferroligas e de sílício metálico instaladas no Brasil.

  • Representar as empresas associadas defendendo seus direitos e legítimos interesses junto aos órgãos governamentais brasileiros e perante quaisquer entidades públicas ou particulares, nacionais ou internacionais, inclusive judicialmente.
  • Cooperar com as empresas associadas realizando e divulgando estudos, investigações e pesquisas de seu interesse.
  • Estimular e executar atividades esclarecedoras que permitam a compreensão adequada da contribuição do setor de ferroligas e de silício metálico à sociedade.
  • Contribuir na elaboração da legislação e na definição de políticas e decisões governamentais que digam respeito à competitividade e ao desenvolvimento da indústria de ferroligas e de silício metálico.
  • Atuar como órgão técnico e consultivo no estudo e solução de problemas que se relacionam direta ou indiretamente com o setor.
  • Articular-se ativamente com as entidades de classe representantes dos diversos segmentos da indústria de ferroligas e de silício metálico, bem como com as entidades representantes da indústria em geral.
  • Estimular o intercâmbio de informações e das mais avançadas práticas de gestão entre as empresas associadas.