Notícias

Belo Horizonte sedia o 2º Encontro da Indústria Florestal de Minas Gerais

A capital mineira foi palco da segunda edição do Florestas UAI 2025, evento que vem se consolidando como um dos principais encontros do setor florestal em Minas Gerais. Organizado pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) em parceria com a Malinovski, o evento reuniu especialistas, empresários e representantes do poder público para discutir tendências, desafios e oportunidades do setor no estado que lidera o ranking nacional em área plantada com eucalipto.

Durante dois dias intensos de programação, os participantes tiveram acesso a conteúdos estratégicos voltados para o fortalecimento e a valorização da cadeia produtiva da madeira em Minas Gerais. Com um público altamente qualificado, o encontro também promoveu conexões valiosas e networking de alto nível.

A ABRAFE (Associação Brasileira de Produtores de Ferroligas e de Silício Metálico) marcou presença na edição deste ano, representada pelo diretor executivo Bruno Parreiras. Com uma programação extensa, assuntos de grande relevância  e muita gente boa reunida, os debates giraram em torno de inovação, políticas públicas e das oportunidades que o setor tem pela frente — especialmente no que diz respeito ao uso do carvão vegetal de florestas plantadas como alternativa sustentável para a indústria. “Esse é um ponto extremamente relevante para a cadeia que representamos com tanto orgulho”, enfatizou Bruno Parreiras.

No segundo dia do evento, as atenções se voltaram para as inovações que já estão transformando o futuro da agroindústria florestal.

Entre os destaques da programação, estiveram:

Equipamentos de automação de ponta, voltados para o plantio, colheita e transporte, elevando a eficiência e reduzindo custos operacionais.

Avanços em material genético de eucaliptos e corymbia, com foco em alta produtividade e qualidade da madeira;

Soluções integradas de tecnologia, que combinam drones, inteligência artificial, torres e centros de controle para o monitoramento das florestas, controle de pragas, prevenção de incêndios, além de otimização da colheita e logística;

Além da importância dos temas debatidos, o evento contou com a presença das principais empresas do setor, reunindo tomadores de decisão e lideranças com visão estratégica para o desenvolvimento florestal mineiro.

A ABRAFE parabeniza Adriana Maugeri, presidente da AMIF, e toda a sua equipe pela organização impecável e pela curadori de conteúdo de altíssimo nível.

Mais do que um evento técnico, o Florestas UAI celebra a força de um setor que acredita em um futuro mais verde, inovador e sustentável.

A ABRAFE segue aprendendo, conectando-se e se inspirando com um setor que é sinônimo de sustentabilidade, produtividade e excelência.