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Impacto das restrições na BR-365 para o setor industrial

No dia 20 de fevereiro, a ABRAFE (Associação Brasileira dos Produtores de Ferroligas e de Silício Metálico) realizou uma reunião com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para discutir os desafios logísticos enfrentados pelas indústrias do Norte de Minas, especialmente em relação à restrição de peso na ponte sobre o Rio das Velhas, localizada no Km 140,8 da BR-365. A capacidade da ponte foi reduzida de 45 toneladas para 25 toneladas, afetando diretamente o transporte de insumos e produtos acabados, o que resulta em um desvio de rota de 150 km entre Montes Claros e Pirapora.

Também participaram da reunião representantes das associadas Minasligas e RIMA.

Impactos no transporte

As indústrias da região movimentam mais de 1,8 milhão de toneladas anualmente nas rodovias locais.

  • O transporte de matérias-primas soma 107 mil toneladas mensais, enquanto os produtos acabados representam 46 mil toneladas por mês.
  • As principais rodovias afetadas são:
    • BR-365 (Montes Claros – Pirapora): trecho crítico devido à restrição de peso na ponte.
    • BR-135 (Montes Claros – Curvelo): em fase de duplicação.
    • BR-496 (Pirapora – Corinto): totalmente recapeada em 2024.

Obras e perspectivas

A previsão é que a obra de recuperação e ampliação da ponte seja concluída até dezembro de 2025. Durante esse período, podem ocorrer interdições intermitentes. O DNIT também anunciou novos investimentos na região, com o objetivo de melhorar a infraestrutura viária e minimizar os impactos logísticos.

A ABRAFE continua monitorando a situação de perto e mantém um diálogo constante com as autoridades para buscar soluções que mitiguem os prejuízos ao setor industrial.